Vereador Tonhão pede informações sobre o Cine São Pedro

por Nilton Cesar Morselli publicado 26/05/2023 11h20, última modificação 26/05/2023 11h20

O Cine São Pedro foi assunto de um requerimento do vereador Tonhão da Borracharia na sessão da Câmara da última segunda-feira (22). O documento, encaminhado ao prefeito, solicita respostas a algumas questões em torno do uso do prédio, que vem passando por restauro e modernização.

O vereador da bancada do MDB pergunta se há previsão de quando o centro de cultura estará com todas as funcionalidades prontas, se haverá ar-condicionado e quando a tela de LED entrará em operação.

“Os munícipes me perguntam se vai voltar a ter uma programação de filmes, como era no passado”, disse Tonhão, que pediu para que a Prefeitura esclareça se o objetivo é exibir produções do circuito comercial ou educativo.

Em seu requerimento, Tonhão questiona se haverá uma programação oficial para uso do palco, com espetáculos de teatro e dança, e também se o Cine São Pedro permanecerá sob a gestão do Poder Público ou irá concedê-la a uma fundação, como ocorre com o Theatro Pedro II, de Ribeirão Preto.

Antes do fechamento, em setembro de 2007, a casa de espetáculos era dirigida por uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, chamada Culta (Associação dos Amigos da Cultura e do Meio Ambiente). O cinema exibia filmes logo após o lançamento nacional.

O vereador destaca que o espaço já tem sido utilizado para algumas atividades. “Mas ainda faltam detalhes para o seu completo funcionamento, bem como uma programação de atividades”, afirmou, enaltecendo a qualidade da reforma, que contou com recursos federais.

O vereador Tonhão da Borracharia tem pautado seu mandato na defesa da cultura e das artes. “Sou admirador das pessoas que dedicam suas vidas a levar alegria e cultura para a população. Nunca deixo de prestigiar os eventos”, disse. Neste ano, ele destinou R$ 32 mil em emendas impositivas para atividades do setor – dança, música e audiovisual.

Tonhão lembrou que o deputado federal Baleia Rossi, atendendo solicitação da bancada do MDB na Câmara Municipal, destinou R$ 2 milhões para a reforma do imóvel.

Centenário – A data passou despercebida, sem comemorações, mas o Cine São Pedro completou 100 anos de fundação no dia 15 de maio deste ano. A casa de espetáculos, de inestimável valor histórico e cultural, foi inaugurada em 15 de maio de 1923 pela Companhia Theatral Carrara, de Pedro Curti, “pioneiro e propulsor do cinema em Taquaritinga”, como destaca artigo publicado na edição de 13 de maio de 1973 do “Nosso Jornal”, acerca do cinquentenário do prédio. Naquela época, o comendador Antônio Curti dirigia uma extensa rede de cinemas no interior paulista, com matriz em São José do Rio Preto.

No começo dos anos 1990, o cinema havia fechado, mas um grupo liderado pelo saudoso arquiteto Guilherme Franco (1955-1997) conseguiu reativá-lo. As atividades foram suspensas em setembro de 2007, quando uma parte do teto do banheiro desabou. O imóvel acabou comprado pela Prefeitura. Ao longo dos anos, passa por uma ampla restauração, que incluiu a troca das poltronas.

Assessoria de Imprensa CMT
26.mai.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade