Vereador Rodrigo pede ao MP que apure possível crime ambiental

por Nilton Cesar Morselli publicado 25/08/2023 12h56, última modificação 25/08/2023 12h56

O vereador Rodrigo De Pietro apresentou requerimento na sessão de segunda-feira (21) para encaminhar uma denúncia de possível crime ambiental na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O documento foi encaminhado para o Ministério Público – Promotoria do Meio Ambiente e Promotoria do Patrimônio Público.

De acordo o requerimento, "em matéria veiculada no dia 9 de março de 2022, pelo jornalista Auro Ferreira, no programa 'Microfone Aberto' (Massa FM), o âncora do programa entrevista o superintendente do Saaet, Sr. Sérgio Salvagni, e o responsável pela empresa Sanex. Nessa entrevista, ele apresenta todo o processo de tratamento do esgoto de nossa cidade. Acontece que, pouco mais de um ano da matéria, o superintendente do Saaet responde que: “A parte que gera o lodo da estação passou a funcionar em março de 2023”, contradizendo a matéria veiculada pouco mais de um ano atrás e, principalmente, o cronograma de entrega da obra".

O objetivo, segundo Rodrigo, é apurar se há irregularidades no funcionamento da ETE e uma eventual ocorrência de crime contra o meio ambiente. O vereador anexou ao documento fotos e vídeos do local em que o lodo gerado teria sido enterrado. “O pedido se faz necessário, pois foram gastos recentemente mais de 7 milhões de reais para adequação da Estação de Tratamento de Esgoto”, justificou.

25.ago.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade