Vereador quer detalhes sobre gastos com comissionados

por Nilton Cesar Morselli publicado 15/06/2023 12h50, última modificação 15/06/2023 12h51

O vereador Bombeiro Luciano Azevedo apresentou e teve aprovado um requerimento em que pede informações da folha de pagamento da Prefeitura, especialmente em relação aos cargos em comissão. A solicitação de resposta foi dirigida a dois setores.

Do Departamento de Recursos Humanos, o parlamentar quer saber os nomes e o salário de todos os cargos. Para a Secretaria Municipal da Fazenda, ele solicitou diversas informações: o valor mensal gasto com os cargos em comissão; o percentual da folha de pagamento após o reajuste de 4,18%; e o percentual que os cargos em comissão representam na folha de pagamento dos servidores.

“Tendo em vista que o valor pago aos cargos em comissão impacta diretamente na folha de pagamento, tal solicitação se faz necessária, uma vez que o reajuste salarial dos servidores foi de 4,18%, abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2022 com uma taxa de 5,79%”, justificou o vereador.

Os cargos em comissão são aqueles de livre nomeação e exoneração.

Antecipação

O Bombeiro Luciano também oficiou a Superintendência do Ipremt (Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Taquaritinga) e o prefeito para que respondam se há a possibilidade de realizar o adiantamento de metade do 13.° salário no mês de agosto, aniversário de Taquaritinga.

Segundo ele, a medida amenizaria as dificuldades financeiras enfrentadas pelos servidores municipais ativos e inativos, que vêm sofrendo anualmente com seus rendimentos corroídos pela desvalorização salarial e a alta dos preços dos itens básicos e necessários para o sustento da família.

Ambos os requerimentos foram subscritos por todos os vereadores. Os ofícios enviados ao prefeito devem ser respondidos em 15 dias. Já as secretarias têm o dobro do tempo para fornecer as informações.

Assessoria de Imprensa CMT
15.jun.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade