União Brasil: a maior bancada da Câmara de Taquaritinga

por Nilton Cesar Morselli publicado 10/02/2022 09h44, última modificação 10/02/2022 09h46
Formado em outubro, o partido fruto da União de DEM e PSL acaba de ser homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (8) a fusão entre dois partidos com representação na Câmara: DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal). As siglas formaram o União Brasil (UE), que nasceu como o partido com o maior número de deputados federais (81 parlamentares) e a mais alta cifra de fundo partidário.

O UE agora tem a maior bancada de vereadores em Taquaritinga, com cinco integrantes: Dr. Daniel Galerani, Rodrigo De Pietro e Gilberto Junqueira, do antigo DEM, e Eder Mineiro e Juninho Previdelli, do extinto PSL, que também era o partido do vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha.

Quando dois partidos se unem, o eleito por qualquer uma delas que não se sentir satisfeito pode solicitar a desfiliação sem correr o risco de perder o mandato. É o que diz uma resolução de outubro de 2007 do TSE.

Mesmo assim, o caso é analisado pelo Tribunal, que decide se a troca de partido pode ser feita, por justa causa. A única exceção é a mudança postulada na chamada "janela partidária", período aberto no ano da eleição em que um membro do Legislativo pode sair da sigla em que se elegeu para se filiar em outra.

10.fev.2022
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade