Trevo da Peixe: um basta nos acidentes

por Nilton Cesar Morselli publicado 30/06/2022 10h55, última modificação 30/06/2022 10h55
Vereador Rodrigo De Pietro é recebido na Artesp para tratar de melhorias no trevo em que muitas pessoas perderam a vida

O vereador Rodrigo De Pietro esteve ontem, 28 de junho, na Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) para solicitar melhorias no trevo da SP-333 com a Avenida João De Jorge, local de muitos acidentes automobilísticos. "Com a instalação do AME, que faz atendimento regional, aumentou muito o tráfego no trecho", disse ele, que foi recebido pelo chefe de gabinete da superintendência, Dr. Caio Miranda, pelo diretor da Diretoria de Investimentos, João Luiz Lopes, pelo engenheiro Guilherme Schibik e por Ewerton Vilela, da Assessoria Parlamentar.

O resultado da viagem foi muito positivo, uma vez que a Artesp se comprometeu a mobilizar o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para executar intervenções emergenciais no traçado do único trevo em nível do trecho. O novo entroncamento viário exigirá a redução da velocidade dos veículos, garantindo mais segurança tanto para quem segue nos dois sentidos quanto para cruza a Rodovia Carlos Tonani.

Rodrigo levou recortes de jornal com reportagens de vários acidentes fatais ocorridos ao longo da última década no conhecido trevo da Peixe (Peixe era a marca comercial das Indústrias Alimentícias Carlos de Brito S/A, que funcionaram até o fim dos anos 1990). O vereador também entregou um ofício com o pedido de melhorias e abaixo-assinados feitos por quatro empresas instaladas naquela região (Atlas Chevrolet, Funari & Funari, Green Mix Fertilizantes e Nova Estradas). Os agentes da Artesp se sensibilizaram com a situação.

Durante a reunião, a imagem do trevo foi projetada em um telão para que o setor de engenharia decidisse a melhor providência a ser tomada. Além de alterações no traçado, será implantada sinalização aérea e de solo para que os condutores redobrem a atenção ao passar nesse movimentado trecho urbano de Taquaritinga.
Rodrigo se disse muito satisfeito e esperançoso de que agora o problema será resolvido. "É muito triste assistirmos a tantas tragédias naquele local", afirmou. Embora a rodovia esteja sob a concessão da AB Triângulo do Sol, o contrato com a concessionária está no fim e o trecho será levado a leilão em breve. Os poucos quilômetros não duplicados serão incluídos no lote para execução da empresa vencedora.

Licitação – Foi publicado no dia 4 de junho o edital de licitação do Lote Noroeste do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. A nova concessão prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões em 600 quilômetros de estradas que atravessam municípios das regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.

A vencedora da licitação assumirá as malhas rodoviárias atualmente operadas pelas concessionárias AB Triângulo do Sol e Tebe. Os 600 quilômetros de estradas abrangem cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323). O projeto parte de um ativo com demanda consolidada e mantém os principais mecanismos contratuais que tornaram as concessões rodoviárias do Estado de São Paulo uma referência nacional.