Tonhão pede a seu partido que ajude em melhorias no trevo da Peixe

por Nilton Cesar Morselli publicado 16/03/2023 10h48, última modificação 16/03/2023 10h50

Na sessão de segunda-feira (13), o vereador Tonhão da Borracharia teve aprovado seu ofício ao deputado federal Baleia Rossi, presidente do MDB, ao qual é filiado, para que interceda junto às esferas superiores de governo no sentido de duplicar o trecho da Rodovia Nemésio Cadetti (SP-333), precisamente o que passa em frente às antigas Fábricas Peixe.

O trevo tem sido palco de acidentes, muitos deles fatais. Tonhão destacou que há anos as forças políticas e empresariais de Taquaritinga se movimentam para tentar melhorias no local, porém até a presente data a obra não saiu do papel.

"Infelizmente, muitas vidas já foram ceifadas, principalmente depois da inauguração do AME, que aumentou o movimento no trevo", disse o vereador, citando o mais recente acidente no local, ocorrido na semana passada, "felizmente, sem mortes".

Em setembro de 2010, a Prefeitura de Taquaritinga divulgou uma notícia segundo a qual o governo do Estado havia anunciado o início da duplicação de 3,4 quilômetros – do trevo da Av. Arêa Leão até as imediações do dispositivo de acesso à Av. Pedro Carletto (trevo da Eva/Fatec).

Duas placas chegaram a ser colocadas pelo Estado, uma em cada direção. Orçado em cerca de R$ 14 milhões, o projeto contemplava também o acesso à Av. João de Jorge (da Peixe). As obras estão previstas no contrato de concessão entre o Estado e a AB Triângulo do Sol, que administra a rodovia. A empresa seria a responsável por executar a duplicação.

Quase 13 anos se passaram e a situação continua a mesma. Enquanto isso, o trecho segue sendo palco de graves acidentes automobilísticos. Em 2008, a mesma rodovia foi duplicada entre Jaboticabal e as proximidades do trevo da Av. Arêa Leão, em Taquaritinga. Portanto, faltou pouco para que o trecho fosse completado.

Outros vereadores já se engajaram na questão. No ano passado, Rodrigo De Pietro foi recebido na Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que demonstrou boa vontade na resolução do problema. A alternativa, para conter os acidentes, foi pela mudança no traçado do trevo da Peixe. Rodrigo disse que aguarda as providências, que seriam tomadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Em 2018, após um acidente nas imediações, empresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga produziram um documento e enviaram ao Ministério Público na tentativa de obter apoio para uma solução definitiva. A iniciativa também não alcançou seu objetivo.

Tonhão da Borracharia acredita que, com o seu prestígio junto aos governos federal e estadual, o deputado Baleia Rossi possa colaborar para que a obra enfim saia do papel. “O que nós queremos é que parem essas tragédias”, completou o vereador.

Assessoria de Imprensa CMT
16.mar.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade