Tiradentes. A razão do feriado

por Nilton Cesar Morselli publicado 20/04/2022 10h00, última modificação 20/04/2022 10h00
Mártir é lembrado nesta quinta-feira e Decreto Municipal estabelece ponto facultativo na sexta

Nesta quinta-feira (21 de abril), o comércio e as repartições públicas estarão fechadas em razão do feriado de Tiradentes. De acordo com o Decreto Municipal n.° 5.437, o setor público também não atenderá na sexta-feira (22).

A memória de Tiradentes, mártir da Inconfidência, é comemorada desde 1965. Além disso, Joaquim José da Silva Xavier ostenta os títulos de Herói Nacional e Patrono da Nação.

Tiradentes foi enfocardo em 21 de abril de 1792, na Praça Lampadosa, no Rio de Janeiro. Ele fez parte de um movimento libertário, cujo objetivo era a independência do Brasil em relação a Portugal. Ele estava preso desde 10 de maio de 1789 e foi o único condenado à pena capital.

Em sua homenagem, Taquaritinga (assim como diversas cidades brasileiras) tem a Rua Tiradentes. Possui, também, uma via em reverência à data da Independência do Brasil, a Rua 7 de Setembro. O gesto de Dom Pedro I, o Grito do Ipiranga, ocorreu em 1822, quando o país deixou de ser colônia portuguesa, consumando o intuito do movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

20.abr.2022
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade