Setembro Amarelo

por Nilton Cesar Morselli publicado 19/09/2022 09h47, última modificação 19/09/2022 09h47

Nacionalmente, o mês de setembro é voltado à prevenção do suicídio. A Câmara Municipal de Taquaritinga faz parte dessa campanha desde 2019, quando foi aprovado Projeto de Lei nesse sentido. A proposta foi sancionada e transformada na Lei n.º 4.633, de 14 de outubro, de autoria do vereador Dr. Denis Machado. Ela institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio e à Automutilação.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, que promove a campanha em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.