Sessão 6 de fevereiro de 2023

por Nilton Cesar Morselli publicado 07/02/2023 10h35, última modificação 07/02/2023 10h35

INDICAÇÕES

 

JUNINHO PREVIDELLI

Para que o prefeito realize a manutenção, e se possível o serviço de recapeamento asfáltico, em toda extensão da Avenida Dr. Flávio Henrique Lemos, pois esta via se encontra em péssimas condições.

 

EDER MINEIRO

Para que o prefeito realize o serviço de recapeamento asfáltico em todas as ruas do Conjunto Residencial Ipiranga e também em toda extensão da Avenida Emílio Calil.

 

VALCIR ZACARIAS

Para que o prefeito realize operação “cata-treco” e também operação fumacê nos bairros do nosso município, como medidas para controlar as populações de mosquitos, e desta forma eliminar a maior parte dos mosquitos adultos.

 

MAURO MODESTO

1) Para que o prefeito realize o conserto do telhado e a troca das calhas do Velório Municipal Valdécimo Modesto, no Jardim Sebastião, uma vez que as águas provenientes das chuvas estão entrando no velório.

 

2) Para que o prefeito, por meio da Secretaria de Educação, realize a abertura de uma sala de educação especial na Emeb Josephina Pinsetta, no Rosa Bedran.

 

LUÍS CARLOS DA VILA

Para que o prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Municipais, determine a construção de guias na rua de acesso à fábrica Zelopack, no Distrito Industrial, para posteriormente jogar cascalho nesta via, pois atualmente esse local está intransitável.

 

ANGELIM BARBEIRO

Para que o prefeito realize a notificação dos proprietários de terrenos em nosso município para que os mesmos tomem providências com relação ao mato alto, uma vez que estamos em época de chuva, ocasionando o aumento da proliferação de mosquitos da dengue.

 

EDER MINEIRO

Para que o prefeito realize o serviço de recapeamento asfáltico em todas as ruas do Distrito Industrial Nadyr de Paula Eduardo.

 

BOMBEIRO LUCIANO AZEVEDO

Ao Secretário de Educação, senhor Helder de Carvalho, no sentido de que realize a manutenção hidráulica, elétrica e pintura da Emeb Profa. Adélia Dib Jorge, no Jardim São Sebastião. Esse vereador realizou uma visita na referida escola, e constatou irregularidades em algumas válvulas hidra nos banheiros das crianças, falta de chuveiros, lâmpadas queimadas, ventiladores sem funcionar nas salas de aula e também a falta de manutenção na pintura do prédio. A manutenção desses itens se faz necessário, pois as aulas já tiveram início e o ambiente escolar precisa estar em condições para receber nossas crianças, professores e colaboradores.

 

GILBERTO JUNQUEIRA

Para que o prefeito realize as seguintes medidas com o intuito de combater a dengue em nosso município: 1. Aumentar o número de funcionários no Demcove; 2. Fazer campanhas de publicidade para que os munícipes realizem a limpeza em seus respectivos imóveis; 3. Realizar a limpeza de praças, ruas e locais públicos para que não haja focos de criadouro do mosquito da dengue.

 

TONHÃO DA BORRACHARIA

Para que o prefeito realize os seguintes serviços do Jardim Buscardi: 1. Roçagem em toda a extensão do canteiro da Avenida Adamo Lui, pois este local encontra-se com mato alto, atrapalhando a visibilidade dos motoristas; 2. Conserto e manutenção dos aparelhos da academia ao ar livre instalada na Praça Dona Ernesta Buscardi, uma vez que vários aparelhos estão quebrados, colocando em risco a integridade física dos frequentadores.

 

PROFESSORA MIRIAN PONZIO

Considerando a Lei n.º 11.738 de 2008, que regulamenta o reajuste do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica; Considerado que os profissionais da educação básica desempenham funções fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade e que a valorização dos nossos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país; Considerando que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria n.º 17 que estabelece o reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55, esta vereadora solicita ao prefeito que promova a urgente e imediata aplicação da Lei n.º 11.738, de 2008, para instituir o novo piso salarial nacional aos profissionais do magistério público da educação básica de Taquaritinga.

 

 

REQUERIMENTOS

 

JUNINHO PREVIDELLI

Para que o prefeito envie a este vereador, em tempo hábil, a prestação de contas relativa aos gastos totais com o projeto Internet para Todos.

 

DR. VALMIR CARRILHO

1) Para que o prefeito envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. Quais são os horários que cada médico deve cumprir na rede municipal de saúde? 2. Há fiscalização no cumprimento da jornada? Em caso positivo quem o faz? Em caso negativo por que não ocorre? Essa solicitação justifica-se em decorrência das rotineiras queixas da população a esse vereador.

 

2) Para que o prefeito envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. Quais são os valores repassados à Santa Casa de Taquaritinga? Quais são essas rubricas? 2. Quais são os critérios utilizados para o repasse, qual seja, por estimativa, por procedimento ou outros? 3. Qual é o calendário de pagamento dos repasses? O calendário está sendo respeitado? Essa solicitação justifica-se em decorrência das rotineiras indagações da população a esse vereador.

 

3) Moção de Aplauso ao Sr. Jonhy Alexandre Tassi, administrador da Área Azul em Taquaritinga, cargo que ocupa desde junho de 2021, que hoje conta com 19 trabalhadores. Seu momento mais marcante na administração ocorreu quando sofria pressão nas redes sociais, no tocante aos seus funcionários, assim se manifestando “não trocarei os funcionários por parquímetros, pois esses funcionários dependem de seus salários”, demonstrando toda a sua preocupação social, que merece reconhecimento por parte deste legislador e do legislativo.

 

BOMBEIRO LUCIANO AZEVEDO

Moção de Aplausos ao Sr. Antonio Dail Giacomelli Filho. O homenageado é funcionário público concursado há 23 anos no cargo de eletricista. Durante todos esses anos vem prestando trabalhos de manutenção e reparos elétricos em todas as repartições públicas, sempre muito prestativo, atencioso e um excelente profissional. Parabéns, Sr. Antonio Dail Giacomelli Filho, continue assim, exercendo seu trabalho com muito afinco.

 

GILBERTO JUNQUEIRA

Ofício ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga, no intuito de solicitar à presidente do referido órgão representativo da categoria dos servidores para que informe a esta Casa de Leis se a assessoria jurídica adotou alguma medida no sentido de acompanhar as finanças do Ipremt, antes ou depois da reunião para apresentação do cálculo atuarial do regime próprio de previdência. A pergunta prende-se ao fato de que o sindicato é parte legítima para a defesa dos servidores ativos e inativos e na referida reunião a sua representante não formulou nenhum questionamento a respeito do problema. Caso tenha tomado alguma providência administrativa ou judicial, ao longo dos últimos meses, que possa informar este vereador.

 

LUÍS CARLOS DA VILA

1) Para que a Secretaria Municipal de Saúde que informe este vereador, em tempo hábil, se há a possibilidade de disponibilizar um celular da prefeitura para o encarregado do transporte para outros municípios. Essa medida é necessária para que os vereadores, a população e os outros motoristas tenham um contato direto com o responsável.

 

2) Convocação do secretário municipal de Educação, Helder de Carvalho, para que compareça à sessão ordinária da próxima segunda-feira, 13 de fevereiro.

 

 

EDER MINEIRO

1) Moção de Aplauso ao esportista Felipe Augusto Dias Albuquerque. Felipe pratica karatê desde seus 3 anos de idade na Associação Kenkon de Karatê, sua Sensei Lidiana Moraes e o Sensei Vinicius Moraes foram seus professores durante toda sua trajetória. Com muita dedicação, treino e foco, o atleta é tricampeão brasileiro de karatê, 12 vezes campeão paulista, e terceiro colocado dos jogos infantis. Além disso ele está classificado para o campeonato Mundial desse ano. O carateca também possui 121 medalhas, sendo 101 de ouro, 10 de prata, e 10 de bronze. O atleta agradece a Deus, sua família, seus professores, amigos e patrocinadores por confiar no seu potencial e trazer vários títulos à cidade de Taquaritinga.

 

2) Para que a Prefeitura prorrogue por mais 30 dias o programa de refinanciamento, o refis, de dívidas tributárias para com os cofres municipais.

 

DR. DANIEL GALERANI

Para que o secretário municipal de Educação informe quantas crianças estão esperando vagas nas creches e quais as medidas estão sendo tomadas para suprir tal necessidade. Este vereador tem recibo inúmeras reclamações de pais que aguardam vagas para seus filhos.

 

RODRIGO DE PIETRO

Para que o secretário municipal de Educação e o prefeito respondam por que razão foi fechada a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Rosa Mussi Ordine, na Vila Sargi. Informem também o destino que será dado ao prédio e quando serão contratados profissionais que atendam crianças com necessidades especiais para as demais creches municipais.

 

TONHÃO DA BORRACHARIA

Moção de Aplauso ao senhor José Eduardo Lamas. O homenageado foi bancário durante 25 anos (1976 a 2001), com formação contábil desde 1976; é professor de música (instrumentos de sopro) desde 2004. Iniciou-se na música aos 14 anos de idade (início dos anos 70), na antiga banda municipal de Taquaritinga. Lamas participou de várias bandas, a principal delas em Taquaritinga (banda municipal José Antonio Marin) e também em Monte Alto e Jaboticabal, “banda marcial da faculdade São Luís” e da banda musical “Gomes & Puccini”, e na tradicional orquestra de bailes “Sul América”. Além disso, também participou de muitos bailes de carnaval, com diversas formações, destacando-se principalmente “Banda Bandalha” e “Banda Blackout”, ambas de Taquaritinga, com grande renome em toda a região. Participa também da “Jardineira da Tarde”, idealizada pelo jornalista Augusto Nunes e que atrai milhares de pessoas para nossa cidade, desde a sua criação, em 2009. Em 2004 foi convidado para lecionar instrumentos de sopro na Etam (antigo conservatório musical de Taquaritinga) e, em 2011, por meio de concurso público, foi efetivado para esta função (professor de música), até a presente data.

 

PROFESSORA MIRIAN PONZIO

Para que a Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente envie a esta vereadora, em tempo hábil, as seguintes informações sobre as obras na rede de escoamento das águas pluviais e construção do calçadão na Rua Antenor Milanezi: 1. Por que as obras no calçadão da Rua Antenor Milanezi estão paralisadas desde março de 2022? 2. Qual é a empresa responsável pela obra? 3. Será feita uma nova licitação? Se sim, quando? 4. Qual o novo prazo para entrega do calçadão? 5. Onde serão compensadas as árvores que foram retiradas do local? 6. Quando será feita a limpeza da área, com o corte do mato? Justificativa: esta vereadora foi procurada por moradores do Bairro Vale do Sol com o objetivo de entender os motivos da paralisação das obras na rede de escoamento das águas pluviais e construção do calçadão na Rua Antenor Milanezi. A retirada das árvores do local e paralisação das obras causou desestruturação do asfalto, tornando a via praticamente intransitável. O mato alto causa o surgimento de animais peçonhentos nas casas dos moradores.

 

MOÇÃO DE PESAR

Por iniciativa do vereador Dr. Valmir Carrilho Marciano, será enviada Moção de Pesar à família do aposentado Hélio Nunes da Silva, falecido no dia 1.º deste mês aos 66 anos de idade. Natural de Londrina, Helinho deixou quatro filhos e cinco netos. Era casado com Rosemeire Severino Silva. Veio morar em Taquaritinga para jogar no CAT em 1980. Depois, trabalhou nas fábricas Peixe, Usina São Martinho, Royal Citrus, Banco Real e Banco HSBC. Realizava trabalho voluntário por meio do futebol, no Jardim Micali, e com jardinagem no Asilo São Vicente de Paulo.

 

 

TRIBUNA LIVRE

O ex-presidente da Câmara e funcionário público municipal José Roberto, o Beto, usou a Tribuna Livre para manifestar sua preocupação com o destino do Ipremt (Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Taquaritinga). O tema voltará a ser discutido na próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, quando o Legislativo promoverá uma Audiência Pública no Cine São Pedro. Espera-se a participação de representantes de vários segmentos interessados no assunto. O início está marcado para as 19h30.