Seminário do Tribunal de Contas reúne Legislativo de 140 cidades

por Nilton Cesar Morselli publicado 08/04/2025 09h26, última modificação 08/04/2025 09h26

Os vereadores Beto Girotto (presidente da Câmara), Livia Zuppani, Meire Mazzini, Maria Azevedo, Jhow Adorno, Arnaldo Baptista, Marcelo Marinho, Véio Modesto, Delo Bate Bola, Raimundo do Rancho e Gabriel Belarmino acompanharam na manhã desta sexta-feira (4) o Seminário “Controle Externo e Poder Legislativo”. O evento seria realizado no auditório do Tribunal de Contas, em Araraquara, mas precisou ser transferido para o Teatro Municipal, em razão do número de inscritos. Havia representantes de cerca de 140 municípios.

A abertura foi feita pelo conselheiro corregedor do Tribunal, Dimas Ramalho, e contou com a presença da vice-presidente do órgão, Cristiana de Castro Moraes, e Maxwell Borges de Moura Vieira, que está no colegiado há pouco mais de três meses. Também participaram o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, e os deputados Marcia Lia e Thiago Auricchio. Diversos políticos da região compuseram a mesa do encontro.

Bruno Mitsui Nagata, assessor técnico-procurador do gabinete do conselheiro Dimas Ramalho, foi o principal palestrante. Ele falou sobre "apontamentos do TCE nas contas das câmaras legislativas", destacando pontos como erros na contratação de servidores comissionados e gastos que não fazem parte das atividades fins do Poder Legislativo. O procurador de Contas do Tribunal, Thiago Pinheiro Lima, também esteve entre os oradores do seminário. O intuito foi orientar os gestores das câmaras a não cometerem irregularidades por falta de conhecimento.

De Taquaritinga também compareceu o diretor legislativo da Câmara, Fábio Luís de Camargo.