Rodrigo De Pietro pede trabalho preventivo para evitar dengue

por Nilton Cesar Morselli publicado 21/03/2023 12h59, última modificação 21/03/2023 12h59

Em requerimento apresentado na sessão de segunda-feira (20), o vereador Rodrigo De Pietro solicitou algumas informações ao Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores). Ele pergunta quantos servidores o setor dispõe; destes, quanto realizam o serviço de campo, ou seja, o serviço de prevenção nas ruas; se o número é insuficiente diante do número de habitantes de Taquaritinga e seus distritos; se é possível transformar a operação cata-treco em ação permanente e mensal; se o setor dispõe de material e insumos suficientes para o trabalho de prevenção.

Rodrigo também quer saber quais outras medidas é possível adotar para prevenir endemias como a atual, “levando em conta fenômenos climáticos previstos que apontem para anos com chuva acima da média”. Taquaritinga atravessa o primeiro trimestre mais chuvoso dos últimos tempos. O surto de dengue também é um dos piores já vividos na história do município, inclusive com mortes atribuídas à doença.

A discussão do requerimento, que envolveu diversos vereadores, ocupou cerca de meia hora da sessão. O líder do prefeito na Câmara, vereador Luís Carlos da Vila, disse que o prefeito autorizou a contratação de 40 pessoas para ajudar no combate à dengue. O Projeto de Lei que prorrogou a Frente de Trabalho, possibilitando essa contratação, foi aprovada dia 19 de dezembro do ano passado. Na oportunidade, o Executivo justificou esclarecendo “que a Administração Municipal não possui em seu quadro funcional o número suficiente de servidores para atuarem conjuntamente nas ações de prevenção e combate à dengue e nas ações da pandemia da Covid-19, necessitando com urgência o aumento do número de colaboradores nestas importantes ações.”

Acompanhantes

Os vereadores também aprovaram um requerimento de Rodrigo para o Ministério Público local em que ele solicita providências judiciais no sentido de garantir o direito das crianças que necessitam de acompanhantes em sala de aula (crianças com laudo já existente).

O pedido se faz necessário, afirmou o vereador, pois a administração, no seu sétimo ano, inicia o ano letivo com falta desses profissionais. “É inadmissível que, ano após ano, o mesmo problema ainda persiste. Essa casa de leis já enviou diversos requerimentos e indicações de diversos vereadores cobrando o prefeito e o secretário da Educação para se antecipar na contratação”, ressaltou. Rodrigo também pediu que se encaminhe ao Tribunal de Contas de São Paulo o mesmo pedido, para efeito de informação e acompanhamento do caso.

Assessoria de Imprensa CMT
21.mar.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade