Reforma da Câmara começa dia 19

por Nilton Cesar Morselli publicado 16/09/2022 11h06, última modificação 16/09/2022 11h06

Inaugurada em 1977, a sede da Câmara Municipal de Taquaritinga passará por uma ampla reforma a partir da próxima segunda-feira (19), obra que contemplará o prédio principal e o anexo, interna e externamente. O objetivo principal é dotá-los com todas as licenças de funcionamento, foco de cobranças reiteradas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, além de modernizar e reforçar suas estruturas – há grandes rachaduras em alguns pontos. “Uma casa de leis não pode deixar de cumprir a lei”, disse o diretor legislativo, Fábio Camargo. “Para segurança de todos, o prédio precisa ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido quando as condições do imóvel são consideradas ideais.”

Assim que assumiu a presidência da Câmara, em 2021, o Tenente Lourençano decidiu encarar o desafio e determinou que se iniciassem os trâmites burocráticos que antecedem toda obra pública. A licitação foi vencida, ainda naquele ano, pelo escritório da arquiteta Silvia Dib, de Ribeirão Preto. Quando foi aprovado o projeto de arquitetura, que contempla todas as intervenções de engenharia e estética, partiu-se para a licitação que habilitou a empresa responsável pela reforma. Caberá à Valfer Construções e Comércio Eirelli EPP entregar o trabalho, cuja conclusão é prevista para o ano que vem.

A obra começará pelo Anexo Vereador Oswaldo Anselmo, que estava emprestado para a Prefeitura desde março de 2010, quando o Paço Municipal foi transferido para lá. Para acomodar os departamentos, foram instaladas divisórias, que foram retiradas este ano. Na segunda etapa, será reformado a parte mais antiga do prédio, cujo nome é uma homenagem ao primeiro presidente da Câmara, José Camilo de Camargo. É nele que estão instalados todos setores do Legislativo, incluindo a Sala das Sessões Presidente Manoel dos Santos e o Plenário Dr. Edner Antonio Sendão Accorsi.

Por ser ampla e contemplar toda a parte elétrica e de forro (já bastante deteriorado), além de saídas de emergência, a obra de adequação deverá ser concluída no ano que vem. Será feita com recursos do próprio orçamento da Câmara, que normalmente reencaminha ao Executivo a parcela não utilizada. “Da forma como está hoje, a Câmara não pode realizar com segurança os eventos que sempre promoveu. Não faz sentido a Câmara devolver dinheiro do seu orçamento e deixar o prédio sem condições de uso”, destacou o presidente Lourençano. A tradicional sessão solene de aniversário da cidade, em agosto, teve de ser realizada no Rotary Club, que cedeu suas instalações gratuitamente. “Vamos devolver à população um espaço que é dela e ao mesmo tempo, preservando o patrimônio público”, afirmou o presidente.

15.set.2022
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade