Puérperas terão orientação de primeiros socorros

por Nilton Cesar Morselli publicado 25/05/2023 10h29, última modificação 25/05/2023 10h29

Foi sancionada no dia 5 de maio, mês dedicado às mães, a Lei 4.867, de autoria do vereador Eder Mineiro, que institui orientação e treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos. Esse serviço será prestado por hospitais e maternidades da rede privada de saúde.

De acordo com o texto, aprovado na Câmara por unanimidade, as mães ou responsáveis receberão as orientações antes da alta médica. Esse treinamento poderá ser realizado individualmente ou em grupo, com participação facultativa. Porém, caso não queira participar, terá de assinar um termo.

A lei entrará em vigor em agosto, 90 dias após a publicação no “Diário Oficial”. Aproveitando a oportunidade, o vereador Gilberto Junqueira apresentou uma indicação para que a Secretaria Municipal de Saúde insira, no programa de pré-natal, instruções, orientações e treinamento às gestantes, com intuito de reduzir o risco de engasgamento e aspiração de corpo estranho durante a amamentação.

A Prefeitura já oferece curso para gestantes carentes. Nessas aulas, são ensinados os cuidados básicos com o bebê e da mulher durante o puerpério, entre outros assuntos abordados. O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) Silvio Basso deu início na terça-feira (23) ao 2.º Ciclo de Palestras de Orientação a Gestantes de 2023. Na unidade do Jardim São Sebastião, o curso é às terças-feiras, a partir das 9h, e no Jardim Micali, às quintas-feiras.

Para participar, a gestante precisa ter completado o terceiro mês de gestação ou estar no máximo no sétimo mês; estar com as consultas de pré-natal e vacinas em dia; apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, telefone e número de identificação social.

O curso para gestantes é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, em parceria com Etec Dr. Adail Nunes da Silva, Centro Espírita A Caminho da Luz, Secretaria Municipal de Saúde e Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Assessoria de Imprensa CMT
25.mai.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade