Indicações da Sessão Ordinária de 4 de outubro de 2021

por Nilton Cesar Morselli publicado 05/10/2021 09h10, última modificação 05/10/2021 09h10
Veja todas as Indicações apresentadas pelos vereadores de Taquaritinga na Sessão Ordinária de 4 de outubro de 2021.

CIDO BOLIVAR

Para que o prefeito determine a construção de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Avenida Washington Luís, nas proximidades da mata, uma vez que animais silvestres estão sendo atropelados no trecho. Há a necessidade também da instalação de uma travessia aérea (com cabos) para que os macacos e gambás atravessem a avenida com segurança.

 

EDER MINEIRO

1) À Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de que inclua os profissionais de saúde do município como prioritários para tomar a terceira dose (dose de reforço) da vacina contra a Covid-19.

 

2) Para que o prefeito determine o aumento do número de vagas de estacionamento para idosos na rua Prudente de Moraes, uma vez que existem poucas vagas atualmente ao longo da principal rua do município.

 

BOMBEIRO LUCIANO AZEVEDO

Para que o prefeito estude a possibilidade de elaborar e encaminhar ao Poder Legislativo um projeto de lei que assegura a todas as crianças recém-nascidas no município de Taquaritinga o direito ao teste de triagem neonatal (teste do pezinho), na sua modalidade ampliada (48 patologias). Justificativa: o Programa Nacional de Triagem Neonatal é uma conquista inestimável para as famílias, prevendo o diagnóstico e tratamento de doenças graves logo após o nascimento e abrange os popularmente chamados "testes do pezinho básico", da triagem sanguínea, mas o programa ainda se mostra insuficiente. Deveríamos ter uma triagem do recém-nascido mais abrangente para que doenças graves e, muitas vezes, letais, sejam diagnosticadas e tratadas com antecedência. No caso da ampliação do "teste do pezinho", o diagnóstico passa a abranger 48 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose. Tais doenças não apresentam sintomas no nascimento, embora possam levar a consequências gravíssimas, pois os diagnósticos tardios podem provocar a morte das crianças. Atualmente, o teste do pezinho é obrigatório no Brasil em sua versão básica, que detecta seis doenças. Existem versões ampliadas do exame capazes de detectar uma lista muito maior de patologias, no entanto, não estão disponíveis na rede pública de saúde, apenas na rede privada. A Triagem Neonatal detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê, levar a sequelas irreversíveis ou até mesmo ao óbito. A saúde de nossas crianças é um investimento sem dimensão de valor. É necessário realizar um verdadeiro e abrangente check-up do bebê, pois existem muitas doenças que, quando não incapacitam, levam à morte até os dois anos de idade. Dessa forma, esse programa repercute muito na mortalidade infantil e precisa ser aperfeiçoado com a ampliação do rol de exames obrigatórios realizados pela rede pública de saúde. Tanto para os cofres públicos quanto para os responsáveis pelo bebê, estar coberto por um diagnóstico mais amplo traz economias. Se o recém-nascido possui uma condição de nascença, ela vai se manifestar de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde. Caso ela seja diagnosticada antes disso, o tratamento planejado é mais assertivo. É por isso que a adoção da melhor versão para o Teste do Pezinho tem de ser vista como um investimento, podendo evitar, a depender da doença, que crianças se tornem futuros pacientes, às vezes dependentes de remédios caros ou ainda de leitos em casos de saúde. Face aos fatos apontados resta caracterizar o interesse público deste vereador em instituir o teste do pezinho ampliado.

 

JUNINHO PREVIDELLI

Para que o presidente da Câmara, Tenente Lourençano, desenvolva uma programação voltada à comemoração dos 130 anos da Câmara Municipal de Taquaritinga, ao longo do ano de 2022. Esta é uma oportunidade para preservar a história do povo taquaritinguense e suas instituições, uma vez que a Câmara tem se lançado a esse papel, com a edição de livros e outras iniciativas acolhedoras de materiais importantes à divulgação do conhecimento histórico e memorialístico do município.

 

BOMBEIRO LUCIANO AZEVEDO

Para o prefeito: considerando que a Prefeitura está realizando reforma e remodelação da Praça Dr. Waldemar de Ambrósio; Considerando que a referida praça é palco de eventos culturais e festividades tradicionais do município, recebe um grande número de pessoas, que consomem alimentos e bebidas; Este vereador solicita ao senhor prefeito que sejam instaladas lixeiras seletivas em torno da praça, uma excelente opção para descarte de lixo. A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo, e consequentemente do lixo produzido. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Reciclar, reaproveitar e reduzir são a chave para se viver em um mundo mais limpo e sustentável.

 

MAURO MODESTO

1) Para que o prefeito realize a instalação de grades e portões de acesso no velório Valdécimo Modesto, no Jardim São Sebastião, com intuito de controlar o acesso das pessoas para não haver depredação do patrimônio público. Solicita também a instalação de uma cobertura na frente de velório e a recolocação de postinhos de luz no gramado.

 

2) Para que o prefeito determine a construção de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Rua Fioravante Valeretto (Rua C), altura do número 165, no Bairro Dr. Adail Nunes da Silva (Caic).

 

GILBERTO JUNQUEIRA

Para que o prefeito determine, com urgência, a retorno dos atendimentos do Castramóvel, pois sem esse serviço houve aumento significativo de animais (cachorros e gatos) em nosso município, e consequentemente o abandono desses animais na rua. Há a necessidade também da vacinação antirrábica de cachorros e gatos do município, reiterando Indicação do vereador Eder Mineiro. Este vereador sugere que a vacinação seja realizada também dentro do Castramóvel.

 

TONHÃO DA BORRACHARIA

Para que o prefeito determine o replantio de árvores na Praça Dona Ernesta Buscardi (praça da Igreja Santa Luzia), no Jardim Buscardi. Algumas árvores foram arrancadas pela ação dos fortes ventos, e outras estão podres, sendo necessária a extração e posteriormente o replantio de outra.

 

PROFESSORA MIRIAN PONZIO

À Secretaria Municipal de Educação, no sentido de que a realize as adequações necessárias na Emeb Renée Lutaif Dolci visando à volta presencial das aulas. Em visita desta vereadora às dependências da unidade escolar e ao Corpo de Bombeiros, ficou constatado que a mesma não reúne condições para o retorno seguro da totalidade de seus estudantes.

 

Imprensa CMT
5.out.2021
Informação de qualidade é prestação de serviço à sociedade