Indicações da Sessão Ordinária de 16 de novembro de 2021

por Nilton Cesar Morselli publicado 17/11/2021 09h21, última modificação 17/11/2021 09h21
Veja todas as Indicações apresentadas pelos vereadores de Taquaritinga na Sessão Ordinária de 16 de novembro de 2021.

MAURO MODESTO
1) Para que o prefeito realize, com urgência, a reforma da EMEB Josephina Mantese Morcelli Pinsetta, localizado no bairro Rosa Bedran. A referida EMEB está com sérios problemas estruturais, oferecendo riscos aos estudantes e funcionários. Há a necessidade também da troca do telhado, pois quando chove a água está entrando na escola. Ademais, é necessária, com urgência, a dedetização do local. Conforme visita presencial, este vereador constatou proliferação de escorpiões nesta EMEB.

2) Para que o prefeito realize, com urgência, a reforma da EMEB Engenheiro Vilo Vincenzzi, localizado no Jardim São Sebastião. A referida EMEB está com sérios problemas estruturais, oferecendo riscos aos estudantes e funcionários.

PROFESSORA MIRIAN PONZIO
Para que o prefeito providencie auxílio-transporte a estudantes, reiterando pedido realizado por meio de Indicação n.º 197/2021, do vereador Tenente Lourençano, considerando que algumas faculdades da região voltaram a ter aulas presenciais com sua capacidade máxima este mês, e o grande número de estudantes universitários que moram em Taquaritinga e que precisam se deslocar diariamente aos municípios vizinhos para estudar, solicito que seja providenciado.

EDER MINEIRO
Para que o prefeito realize estudos para transformar a Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio em praça de alimentação, com intuito de melhorar e incentivar o comércio e dar uma opção de lazer aos munícipes.

VALCIR ZACARIAS
Para que o prefeito, por meio do Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores), realize a pulverização em todas as bocas de lobo do município, devido ao grande número de escorpiões que estão invadindo as residências.

Para que o prefeito realize a limpeza, com os seguintes serviços ao longo de toda a extensão da Avenida Adamo Lui, no Jardim Buscardi: 1. Roçagem do canteiro central; 2. Retirada de lixos, entulhos e móveis velhos; 3. Poda das árvores.

Para que o prefeito realize a construção de uma área de lazer no Distrito de Jurupema, para oferecer aos munícipes que moram no referido distrito uma opção de lazer, e para eles realizarem suas atividades físicas, principalmente caminhada, sem precisarem se deslocar até a cidade.

ANGELIM BARBEIRO
Para que o prefeito determine a realização do serviço de recapeamento asfáltico em toda extensão da Avenida Pedro da Costa Mendonça, no Jardim Paraíso. Munícipes moradores daquela região reclamam da enorme quantidade de buracos existentes na referida via, e pedem providências urgentes.

Para que o prefeito interceda junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que estude a possibilidade da realização de exames oftalmológicos nos alunos da rede pública do ensino municipal. Levantamento realizado entre abril e junho de 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que a pandemia aumentou cerca de 70% os casos de miopia em crianças, tendo como principais causas o maior tempo no uso do celular, videogame e computador. É importante que a miopia seja diagnosticada o quanto antes, pois crianças míopes podem se tornar adultos com alta miopia, tendo maiores chances de desenvolver catarata, descolamento de retina ou outros problemas oftalmológicos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a falta de óculos é uma importante causa de queda do aprendizado, pois forçar a vista leva os alunos a terem frequentes dores de cabeças, resultando em menos concentração e interesse pelo estudo. Com o retorno obrigatório de 100% dos alunos, é certo que muitos terão dificuldade no aprendizado devido aos problemas de visão desenvolvidos durante a pandemia, por isso as escolas precisam realizar essa triagem visual, com consulta oftalmológica, para identificar as crianças que irão necessitar do uso de óculos de grau para correção do problema. Nos casos de famílias em situação de vulnerabilidade social, os alunos devem ser encaminhados para a assistência social, a qual poderá avaliar a possibilidade de doação de óculos aos estudantes carentes.

DÊLO MIGUEL
Para que o prefeito estude a possibilidade de realização das seguintes ações de infraestrutura urbana: 1. Mudar o ponto de ônibus localizado ao lado da empresa Anderson Veículos para Praça da Bíblia; 2. Operação tapa-buracos na Rua Francisco Nunes Pereira (Rua 11), no Jardim Maria Luiza I.

16.nov.2021