Indicações da Sessão de 16 de maio de 2022

por Nilton Cesar Morselli publicado 17/05/2022 09h52, última modificação 17/05/2022 09h52
Veja todas as Indicações apresentadas pelos vereadores de Taquaritinga na Sessão Ordinária de segunda-feira, 16 de maio de 2022.

Para que o prefeito determine o término do serviço de recapeamento asfáltico nas ruas que ainda necessitam dessa benfeitoria, do Conjunto Residencial Ipiranga, uma vez que esse vereador vem sendo procurado com frequência pelos munícipes desses referidos locais, reiterando indicação n.º 16/2022, deste vereador.

Para que o prefeito solicite à Secretaria Municipal de Saúde para que os dentistas voltem a prestar atendimento odontológico aos moradores dos Distritos de Guariroba e Vila Negri. Este vereador foi procurado por moradores dos distritos solicitando que o atendimento odontológico volte a ser realizado, pois segundo os próprios moradores, os atendimentos nos distritos foram suspensos por conta da pandemia. A maioria das pessoas que se utilizam da saúde pública são pessoas simples e humildes, e tem dificuldades financeiras para se deslocar até Taquaritinga para serem atendidos nas UBS. Sendo assim, este vereador solicita ao Poder Executivo uma rápida solução para a demanda solicitada.

1) Ao secretário Municipal de Promoção Social, no sentido de que analise com carinho a minuta de Projeto de Lei anexa, com as justificativas desta indicação, para que seja sancionada norma concedendo “auxílio à pobreza menstrual” em nosso Município. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. A pobreza menstrual afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. Os resultados demonstram negligência e falta de acesso a direitos em boa parte do País. Em Taquaritinga, com a Campanha Fluxo Digno, percebemos que essa é uma demanda latente, visto que cada vez mais mulheres e entidades sociais apontam a dificuldade financeira em comprar absorventes ou falta de informações sobre métodos mais sustentáveis e econômicos para utilização no período menstrual. Notamos também, a falta de uma política municipal que de atenção para o tema, seja na estrutura da Educação com a distribuição e orientação para pessoas que menstruam, seja na Assistência Social, no amparo às famílias que necessitam de absorventes e não possuem recursos financeiros. Nestes termos solicito análise da Secretaria de Promoção Social e encaminhamento de Projeto de Lei, por conta da prerrogativa da iniciativa da norma, para ser posteriormente deliberado pela Câmara Municipal em breve espaço de tempo.

2) Para que o prefeito estude a realização de obras no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Braz Curti, no Jardim Santa Cruz. Após visita à UBS, esta vereadora pôde constatar que há problemas em toda a calha do prédio, causando problemas de infiltração nas salas da UBS. Além disso, a população convive com a falta de assentos cobertos, enquanto aguarda o atendimento médico. Assim, indico a instalação de assentos cobertos para melhor servir a população.

Para que o prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Municipais, realize a limpeza das vielas do Conjunto Residencial Ipiranga, reiterando Indicação nº 041/2022, do vereador Angelim.

ANGELIM BARBEIRO
Para que o prefeito realize a limpeza da Rua Dona Rosa Martins e Avenida Gagliano Pagliuso, na Vila Rosa, uma vez que munícipes estão descartando entulhos e lixos nestes locais. Solicita também que o Poder Executivo aumente a fiscalização nos referidos endereços para coibir o descarte irregular de entulhos e lixos.

1) Para que o prefeito determine o conserto da iluminação da Rua Leonardo Pastore (Rua 14), altura do número 15, no Conjunto Residencial Ipiranga, uma vez que este local está em completa escuridão no período noturno há mais de 5 meses.

2) MAURO MODESTO
Para que o prefeito determine o conserto da fiação elétrica do Velório Municipal Valdécimo Modesto, no Jardim Sebastião, uma vez que a fiação deste local foi furtada, impossibilitando o uso do velório.

1) Para que o prefeito determine o conserto da passarela de pedestres localizada entre os bairros Santo Antonio e Jardim Paraíso II. A passarela está quebrada, colocando em risco as pessoas que utilizam este dispositivo.

2) Para que o prefeito realize o término das obras da rotatória localizada na Rua João Perossi, no Jardim Maria Luiza I. Há muita terra e barro neste local, causando transtornos aos moradores do entorno.

RODRIGO DE PIETRO
Para que o prefeito determine às secretarias municipais pertinentes que voltem a fazer a campanha de acolhimento dos moradores em situação de rua, assim como foi feito em 2020, ano eleitoral. O objetivo é proteger essa população durante o período de frio intenso.

17.mai.2022