IMAGEM A fábrica de suco de laranja Royal Citrus

por Nilton Cesar Morselli publicado 25/11/2021 09h18, última modificação 25/11/2021 09h19

Em 1989 era instalada a Royal Citrus, empresa processadora de suco de laranja. Por várias safras, ela atuou moendo e exportando o produto. No final de 2010, o grupo Branco Peres S/A, que já era dono do maquinário, comprou a fábrica, que estava desativada havia quase 15 anos. A indústria foi objeto de uma longa questão jurídica. Depois do fechamento, ela chegou a ser leiloada. Em 1999, foi arrematada pela 1,2,3,4 Participações, que mais tarde se tornou Uniq Citrus. Mas a planta não retomou as atividades. Em 23 de setembro de 2004, o então prefeito Milton Nadir assinou a Lei 3.411, desapropriando o imóvel. O objetivo era fazer a “doação com encargo” ao grupo Branco Peres, que pagaria ao município R$ 700 mil. Esse dinheiro cobriria parte da compra do prédio, cujo valor fora fixado em R$ 1,315 milhão. Na época, o grupo de Itápolis havia se comprometido a colocar a indústria em operação com no mínimo 50% de sua capacidade instalada, no prazo máximo de três anos. Mas os proprietários do prédio conseguiram embargar a desapropriação na Justiça.

Foto: Nilton Morselli/Câmara

#PraTodosVerem
A foto mostra o prédio de uma fábrica a partir da perspectiva de uma rodovia. Em primeiro plano, aparecem dois carros, de cor prata, em movimento.

***

A coluna "Câmara Fotográfica" publica fotografias de Taquaritinga e seus distritos. É voltada à divulgação do município e à difusão de informações atuais e históricas.