Há 67 anos Bandeira de Taquaritinga era instituída

por Nilton Cesar Morselli publicado 10/10/2023 13h15, última modificação 10/10/2023 13h15

A Bandeira de Taquaritinga, um dos símbolos municipais representativos do município, foi instuída pela Lei 196, de 10 de outubro de 1956, promulgada pelo então prefeito Dr. Ademar Carvalho Gomes. Hoje, portanto, completa 67 anos.

O pavilhão tem forma retangular, nas cores branca, simbolizando a paz, e verde, simbolizando a fé, esperança e a riqueza agrícola. Uma faixa branca atravessa o retângulo de cima para baixo e da esquerda para a direita. O canto superior direito e o inferior esquerdo são verdes.

Ao centro da faixa branca da bandeira, há uma coroa real dourada salpicada de pedras pérolas e forrada de púrpura. A coroa é lembrança de fato histórico da revolução monarquista ocorrida no município em 1902. Ladeando a coroa encontra-se à esquerda um ramo de café frutificado, fonte de riqueza do município à época; e, a direita, uma taquara, planta que deu origem do nome do município.

Quem desenhou – A professora de artes Cynira Lagoa Scrivante, que faleceu no dia 5 de maio de 2017, em São José do Rio Preto, foi a criadora da Bandeira de Taquaritinga. Ela atendeu ao pedido do prefeito para criar o pavilhão municipal. Aos 90 anos, a professora era viúva de João Carlos Scrivante e deixou os filhos Omar Antonio e João Batista. Seu corpo foi velado em Rio Preto e sepultado em Taquaritinga.

 

Imprensa CMT
10.out.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade