Escola cívico-militar terá o nome de Deputado Ricardo Izar

por Nilton Cesar Morselli publicado 24/06/2022 11h14, última modificação 24/06/2022 11h14
Projeto foi aprovado na sessão de segunda-feira, 20 de junho

Foi aprovado na Câmara de Taquaritinga, na sessão de segunda-feira, 20 de junho, o projeto de lei que denomina como Deputado Ricardo Izar a escola cívico-militar em fase de implantação no município. Depois de muita polêmica, o local escolhido foi um prédio construído pelo Estado em 1992, no Parque Residencial Laranjeiras, para abrigar a Escola Estadual de 1.º Grau Maria Antonieta Nuevo Miguel Previdelli, a Dona Lolita – quando faleceu, era diretora da Escola Amando de Castro Lima. Porém, esse estabelecimento de ensino não funcionou por pouco tempo, em razão da baixa demanda. No lugar, foi instalada a Diretoria de Ensino e, mais tarde, a Secretaria Municipal de Educação. Em outubro de 2018, a administração chegou a anunciar que o imóvel seria ocupado por uma creche com 300 vagas, o que não se concretizou.

A adesão de Taquaritinga ao programa federal de escolas cívico-militares nasceu na Câmara, a partir de uma indicação do então vereador Genésio Valensio, apresentada na sessão de 2 de fevereiro de 2019. No ano seguinte, em 27 de março, os vereadores se reuniram em sessão extraordinária e aprovaram a autorização para a Prefeitura a aderir ao programa.

A discussão dessa matéria tomou quase a metade das quase duas horas de sessão. Tanta celeuma, porém, não se refletiu na votação do projeto, que acabou aprovado por 13 a 1. A vereadora Profa. Mirian Ponzio explicou que só se posicionou contra após ter seu pedido de vista rejeitado, porque gostaria que houvesse mais esclarecimentos por parte do Executivo e até mesmo uma reunião com a comunidade da Escola Estadual Felícia Adelvais Pagliuso, no Jardim São Sebastião, onde o programa deveria ser implantado.

Na ocasião, o vereador Luciano Azevedo afirmou que a escola indicada foi a Felícia Pagliuso porque tinha estudantes no nível de ensino exigido no programa e era a unidade com o "menor índice no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)" entre as estaduais. Porém, como ressaltou na época o vereador Rodrigo De Pietro, nessa escola o projeto não poderia ser implantado, uma vez que se trata de um estabelecimento do Estado. Foi o que realmente aconteceu.

Diante do impasse na primeira alternativa, a Prefeitura decidiu instalar o novo modelo de ensino na Escola Municipal Modesto de Mello Bohrer, no Jardim Bela Vista. Desta vez foi a própria comunidade escolar que não concordou, tendo o assunto ido parar na Justiça, com decisão favorável aos impetrantes da ação.

Dessa forma, para não perder a oportunidade, a Prefeitura transferiu a Secretaria Municipal de Educação para o novo Paço Municipal, cedendo o imóvel do Laranjeiras para a instalação da Escola Cívico-Militar Deputado Federal Ricardo Izar, parlamentar paulista que morreu em maio de 2008.

Os vereadores favoráveis ao projeto argumentaram que o governo federal investirá R$ 1 milhão em melhorias no prédio. Além de elevar no padrão de ensino, esse tipo de estabelecimento educacional também prioriza a disciplina dos alunos. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 escolas do tipo em todo o país, até 2023 – 54 por ano.

22.jun.2022
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade