Cidade precisa de abrigo de animais e centro de zoonoses

por Nilton Cesar Morselli publicado 08/12/2022 14h46, última modificação 08/12/2022 14h46

A Câmara Municipal de Taquaritinga realizou na noite de quarta-feira (7) uma audiência pública para discussão do problema dos animais abandonados. Convocado pelo presidente do Legislativo, Tenente Lourençano, o evento no Clube Anos Dourados (Velha Guarda) reuniu os vereadores Profa. Mirian Ponzio, Luís Carlos da Vila (que compuseram a comissão da audiência), Bombeiro Luciano Azevedo e Dêlo Miguel. Pelas organizações sociais de saúde animal, compareceram representantes do Gama (Grupo Amigo dos Animais) e da APA (Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis).

O tema foi debatido durante cerca de uma hora e meia, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da Câmara. As principais conclusões foram a necessidade de o município criar e manter um abrigo transitório e um centro de zoonoses. Os voluntários da causa também disseram que a Prefeitura precisa pagar em dia as emendas impositivas destinadas pelos vereadores, uma vez que o trabalho que desenvolvem está diretamente ligado à saúde pública e ao controle das populações canina e felina.

O Tenente Lourençano propôs marcar uma reunião com o prefeito Vanderlei Mársico para apresentar a pauta de reivindicações. O objetivo, segundo ele, é que o poder público assuma suas responsabilidades em relação a essa questão. O chamado terceiro setor vem trabalhando na base do voluntarismo, mas tem encontrado dificuldades para atender à demanda de toda a cidade, principalmente em razão do contingenciamento de recursos.

O presidente agradece à direção do Clube Anos Dourados pela cessão de suas dependências para a realização do encontro, que foi antecedido pela Audiência Pública da Lei Orçamentária de 2023. As atividades legislativas para o público externo estão sendo realizadas em outros locais porque o prédio da Câmara passa por reformas.

8.dez.2022
Informação pública e qualidade é prestação de serviço à sociedade