A Câmara Municipal de Taquaritinga realizará, na próxima quarta-feira (19), a partir das 19h, a Sessão Solene da Consciência Negra, em homenagem a personalidades negras do município que se destacam em diferentes áreas da sociedade. O evento antecede o Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, feriado que convida à reflexão sobre a luta por igualdade racial e valorização da cultura afro-brasileira.
Durante a solenidade, 15 personalidades negras serão homenageadas, indicadas pelos vereadores taquaritinguenses. As homenagens têm como objetivo reconhecer a contribuição dessas pessoas para o desenvolvimento social, cultural, educacional e comunitário de Taquaritinga.
Os homenageados e os respectivos vereadores propositores são: Sr. Carlos Roberto dos Santos (Marcelo Marinho), Profa. Elisabete de Arruda Campos (Profa. Mirian Ponzio), Prof. Fabrício Augusto Correia da Silva (Meire Mazzini), Sr. Idemir Rodrigues de Oliveira (Gabriel Belarmino), Pastor Jorge Reginaldo dos Santos Pastor (Fernandinho Cabeleireiro), Sr. José Ézio Alves dos Santos (Claudinei Baixinho do Posto), Sr. José Roberto Caetano (Véio Modesto), Profa. Lívia Moreira da Silva (Dr. Armando Peria), Sr. Marcelo Andre da Cruz (Jhow Adorno), Sr. Marco Aurélio Valentim (Beto Girotto), Sr. Orlando Angelo de Jesus (Arnaldo Baptista), Srta. Ramira Gabrielli Gomes da Silva (Maria Azevedo), Sidney de Almeida (Raimundo do Rancho), Valdecir Matias Teodoro (Livia Zuppani) e Valdine Aparecido de Oliveira (Delo Bate Bola).
Logo após a cerimônia, será inaugurado o Espaço Cultural Ricardo De Lucca, um novo ambiente dedicado às artes, idealizado pelo presidente da Câmara, Beto Girotto. O espaço foi concebido para abrigar exposições, instalações e outras manifestações artísticas, fortalecendo o cenário cultural local.
O primeiro evento a ocupar o novo espaço será a exposição “Memórias em Preto e Branco”, do artista plástico taquaritinguense Marco Aurélio Valentin, que acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro. A mostra reunirá instalações e apresentações artísticas que dialogam com a memória, a identidade e a experiência negra, reforçando o sentido de celebração e reflexão que marca o mês da Consciência Negra.
Ricardo De Lucca
O Espaço Cultural leva o nome de Ricardo De Lucca, imigrante italiano que chegou a Taquaritinga no final da década de 1920 e aqui viveu por mais de 77 anos. Falecido em 13 de julho de 1998, aos 93 anos, De Lucca foi um autodidata das artes plásticas e deixou um legado artístico de grande valor para o município.
Entre suas obras mais conhecidas estão o Monumento ao Soldado Expedicionário, o Monumento ao Imigrante Italiano e a escultura em homenagem a João Nabuco, o popular “João Bobo”. Contudo, sua obra-prima é, sem dúvida, a Igreja Matriz de São Sebastião, construída em estilo gótico sob sua direção artística.
Além de projetar e conduzir a edificação do templo, o imigrante também criou as esculturas internas em alto-relevo que compõem a Via Sacra, moldadas em cimento diretamente nas paredes da igreja –um conjunto de 14 painéis que expressam sua sensibilidade artística e espiritual.
A inauguração do espaço que leva seu nome simboliza a continuidade de sua contribuição para a cultura taquaritinguense, agora abrindo portas para novos artistas e novas expressões.
Com a Sessão Solene da Consciência Negra e a abertura do Espaço Cultural Ricardo De Lucca, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade, da arte e da memória histórica de Taquaritinga