Câmara apresenta um de seus membros como novo prefeito

por Nilton Cesar Morselli publicado 05/04/2024 11h38, última modificação 05/04/2024 11h38

Na manhã desta quinta-feira, 5 de abril, a Câmara de Taquaritinga cumpriu mais um rito na sucessão municipal. Por meio do diretor legislativo, Fábio Luís de Camargo, a Câmara se fez presente no Paço Municipal José Romanelli para apresentar um de seus membros como o novo prefeito municipal em exercício. Trata-se de Luciano José de Azevedo, vereador que foi o escolhido em eleição indireta realizada em sessão extraordinária na noite de ontem (4). Ele venceu a candidata Mirian Ponzio (PT) por 10 votos a 5.

Na rápida cerimônia, Fábio entregou à Secretaria da Prefeitura o termo de posse lavrado após a sessão, que encheu o auditório do Cine São Pedro. Em seguida, o diretor de secretaria, Agnaldo Garcia, apresentou a ata de posse, que foi assinada por Luciano e os demais presentes. Participaram desse ato o presidente da Câmara, Mauro Modesto, o ex-prefeito Sérgio Salvagni (atual superintendente do Saaet), entre outras autoridades.

Na oportunidade, Luciano Azevedo foi entrevistado pela imprensa, quando destacou seus compromissos à frente do desafio que é ter assumido os destinos do município em circunstância inédita na história. O prefeito titular foi afastado temporariamente pela Justiça, o vice renunciou e o então presidente da Câmara, último na linha de sucessão, declinou do cargo.

Por essa razão, a Câmara deu posse ao vice-presidente Mauro Modesto, que convocou uma reunião extraordinária para eleger a vaga de presidente. Ao vencer a eleição, Luciano foi transferido automaticamente para a cadeira de prefeito.

Perfil

Luciano José de Azevedo, nascido em Taquaritinga no dia 1.º de junho de 1977, filho de José de Azevedo e Cleide Gonçalves de Azevedo, é casado com Andreza desde 1995 e pai de três filhas.

É funcionário público municipal concursado desde 1996, trabalhando há 28 anos no Corpo de Bombeiros. Formado em Bombeiro Educador pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Além das atividades operacionais da corporação, exerceu a função de Bombeiro Educador, realizando palestras de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios.

Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Amando de Castro Lima e o Ensino Médio na Escola Estadual 9 de Julho. Graduado em Gestão Pública pela Univesp/Fatec, venceu a eleição como vereador em 2020; foi vice-presidente da Câmara Municipal no biênio 2021-2022. No atual biênio, exerceu a função de 2.º secretário e presidente da Mesa Diretora, cargo para o qual foi eleito e, no mesmo dia, licenciado para assumir como prefeito em exercício.

Participa de movimentos pastorais da Igreja Católica.