A Sessão Solene do Dia da Mulher

por Nilton Cesar Morselli publicado 10/03/2023 10h20, última modificação 10/03/2023 10h20

Como tradicionalmente ocorre a cada 8 de março, a Câmara de Taquaritinga promoveu na noite da última quarta-feira a Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher. A cerimônia foi realizada no Cine São Pedro, porque o prédio do Legislativo ainda passa por reforma.

Cada vereador indicou uma personalidade feminina para a noite de homenagem: Sra. Cilene Pereira Cardoso (indicada pelo vereador Luís Carlos da Vila), Sra. Mirian Batista (vereador Mauro Modesto), Profa. Rosemeire Gomes Teixeira Monteiro (vereador Bombeiro Luciano Azevedo),  Sra. Maria Luiza Alcides Martini (vereador Dr. Valmir Carrilho Marciano), Sra. Maria do Carmo Aparecida da Silva (vereador Eder Mineiro), Sra. Cícera Venâncio Gomes da Silva (vereadora Profa. Mirian Ponzio), Profa. Ivone Aparecida Rodrigues dos Santos (vereador Dr. Daniel Galerani), Sra. Leonilda Garcia Bussadori (vereador Angelim Barbeiro), Sra. Rosangela Aparecida de Oliveira Rombalde (vereador Tonhão da Borracharia), Sra. Fernanda Elisa Aguirre Ressude Coró (presidente da Câmara, Valcir Zacarias), Profa. Maria Lúcia Junqueira Muniz (vereador Gilberto Junqueira), Profa. Daniele Pastore Restani (vereador Juninho Previdelli), Dra. Breila Carla Batista Barbosa Biella (vereador Dr. Denis Machado), Sra. Maria Tramonte Monteiro (vereador Rodrigo De Pietro), Sra. Sandra Eloisa de Melo (vereador Tenente Lourençano), Sra. Severina Maria Coelho Xavier (prefeito Vanderlei Mársico) e Profa. Cilze Aparecida dos Santos Mendonça (vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha).

Não puderam comparecer as homenageadas Maria Lúcia Junqueira Muniz (sendo representada pela cunhada, Sra. Vitalina de Deus Junqueira), Sra. Maria Tramonte Monteiro, Sra. Leonilda Garcia Bussadori (representada por Alessandra Saranso) e Dra. Breila Carla Batista Biella. Os vereadores Dr. Denis Machado e Tenente Lourençano também não participaram da solenidade. A homenageada de Lourençano recebeu o certificado das mãos do vereador Dr. Daniel Galerani e a Dra. Breila receberá o seu em outra oportunidade.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente Valcir, pelo vice Mauro Modesto e pelos secretários Luís Carlos da Vila e Bombeiro Luciano Azevedo, além do Dr. Sérgio Salvagni, superintendente do Saaet que representou o prefeito e o vice (ambos em viagem a Brasília); de Maria Angélica Tiossi Boer, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais; de Marcelo Volpi, ex-presidente da Câmara; da Dra. Mayra Bagliotti, representando a OAB; e da jornalista Lívia Nunes.

Destacada a fazer o discurso em nome dos vereadores, Dr. Valmir Carrilho falou da importância da data e lembrou das leis propostas por ele em favor das mulheres, principalmente em sua primeira legislatura. Mirian Ponzio também falou da luta feminina e das barreiras que ainda devem ser superadas para se alcançar a igualdade entre os gêneros. Da mesma forma, Lívia Nunes e a advogada Mayra Baglotti falaram dos desafios e dificuldades que as mulheres enfrentam no cotidiano.

O ex-prefeito Sérgio Salvagni trouxe a palavra do Poder Executivo, cumprimentando a todas as homenageadas e lembrando de um grande evento em favor das mulheres taquaritinguenses – a fundação da maternidade que leva o nome de sua mãe, Dona Zilda Schlobach Salvagni, que foi quem viabilizou o projeto, em 1954.

Enquanto os vereadores faziam a entrega dos certificados às homenageadas, o mestre de cerimônia Auro Ferreira leu um resumo da biografia de cada uma. Toda história de vida traz à luz uma forma diferente de colaborar com a comunidade ou simplesmente trabalhar para o sucesso da instituição familiar. Essas contribuições foram muito bem lembradas pelo vereador Eder Mineiro ao deixar uma mensagem de fé, retirada do Livro de Gênesis, acrescentando que “a mulher faz a diferença na vida da família e da sociedade”.

Antes do encerramento, Valcir fez questão de reverenciar as funcionárias da Câmara por meio das que estavam presentes da sessão, entregando a cada uma um botão de rosa. A solenidade marcou a volta da homenagem, de forma presencial, relativa ao 8 de março, após os anos marcados pela pandemia.