23.ª Sessão Ordinária

por Nilton Cesar Morselli publicado 17/10/2022 09h48, última modificação 17/10/2022 09h48

Resumo da 23.ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada no dia 10 de outubro de 2022, no Cine São Pedro.

ORDEM DO DIA – PROJETO

PROJETO DE LEI Nº 6026/2022 - Poder Executivo.
Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” - CEETEPS. Esse convênio tem como propósito o repasse de recursos financeiros para subsidiar o transporte de alunos da Escola Técnica Estadual Dr. Adail Nunes da Silva. Aprovado por unanimidade.

INDICAÇÕES

DÊLO MIGUEL
1) Para que o prefeito estude a possibilidade de apresentar Projeto de Lei para instituir Conselho Municipal de Esportes em nosso município. A criação desta comissão tem por finalidade propor políticas públicas e ações destinadas ao fortalecimento das atividades esportivas de Taquaritinga.

2) Para que o prefeito determine a realização de poda das árvores em toda extensão da Avenida Mario da Silva Camargo, no Parque Residencial Laranjeiras. Muitas pessoas usam a referida via para fazer caminhada, e os galhos podem causar acidentes aos pedestres e na fiação elétrica.

DR. VALMIR CARRILHO
Para que o prefeito providencie a instalação de uma linha telefônica ou de um ramal na farmácia do Jardim São Sebastião, posto que rotineiramente as pessoas saem de seus bairros (distantes), se deslocam a pé, ônibus ou mototáxi até o local de distribuição de medicamentos, quando lá chegam o remédio está em falta, tomando o tempo e o contado dinheiro dos mais pobres.

EDER MINEIRO
Para que o prefeito determine a instalação de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Rua Luiz Henrique Grizendi, altura do número 95, no Jardim Maria Luiza I, reiterando Indicação número 182/2022, deste vereador. Há a necessidade de instalação de um redutor de velocidade nesta localidade, uma vez que veículos transitam em alta velocidade, causando insegurança aos moradores.

BOMBEIRO LUCIANO AZEVEDO
Para que o prefeito realize a cobertura da quadra esportiva da escola municipal Domingues da Silva. Muito além do aprendizado em sala de aula, as instituições de ensino devem proporcionar espaços para a prática de esportes. A característica principal da cobertura é a alta resistência aos fatores climáticos, como o sol, a chuva, o vento, a estiagem etc. Uma quadra esportiva garante que os alunos tenham momentos de lazer, recreação, socialização e prática de exercícios físicos O principal objetivo da cobertura da quadra é prevenir e evitar insolação e exposição das crianças ao sol, evitando problemas como o aumento da temperatura corporal e queimaduras na pele. Perigos da insolação para a saúde: Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras; Desidratação; Vômitos e diarreia, o que também pode levar à desidratação; Alterações nervosas, como convulsões, danos cerebrais e coma.

2) Para que o prefeito determine a correção das irregularidades no calçamento de toda a Praça Dona Senhorinha Novaes (praça da Igreja Santíssima Trindade), no bairro Jd. São Sebastião, inclusive nos acessos de cadeirantes. A praça é utilizada por muitos moradores daquela região, adultos, idosos, crianças e deficientes físicos (cadeirantes), e da forma que esta praça se encontra, pode causar sério risco de queda acidental aos pedestres. Por isso, este vereador solicita à Prefeitura Municipal, para que o setor responsável realize a devida manutenção o mais rápido possível ou até mesmo se possível uma revitalização na referida praça. A presente Indicação reitera Indicação n.º 160/2021, deste vereador.

LUÍS CARLOS DA VILA
1) Para que o prefeito, por meio por meio Secretaria Municipal de Serviços Municipais, realize os reparos necessários em todas as praças esportivas dos bairros: Jardim Micali, Jardim do Bosque, Jardim Paraíso I e II, Jardim Maria Luíza, Jardim Martinelli, Jardim Santo Antônio, Jardim Santa Cruz (Cecap), Parque Vinicius de Morais e Jardim Stracini.

2) Para que o prefeito estude a possibilidade de abrir um braço do CAPS infantil na UBS Akio Nakashima, no Jardim São Sebastião, ou ofereça transporte aos usuários que sentem dificuldade de levar as crianças até a sede do CAPS, na Vila Rosa.

ANGELIM BARBEIRO
Para que o prefeito estude a possibilidade de instalar a Biblioteca Municipal José Paulo Paes no prédio existente na Praça José Furiatti. Além de ser um imóvel maior que o atual, o local é ideal para se construir espaços de leitura sob as frondosas árvores.

REQUERIMENTOS

TODOS OS VEREADORES
Requer ao presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga a aprovação a realização de Audiência Pública em que se discutirá, com a sociedade, a respeito das condições financeiras do IPREMT (Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Taquaritinga).

EDER MINEIRO
Para que o prefeito informe a este vereador os motivos pelos quais ainda não houve o término da reforma da Praça da Bíblia. Há um prazo para terminar totalmente essa reforma?

DR. VALMIR CARRILHO
Moção de Aplauso ao casal Celso Rodrigo Mendes e Izildinha de Fatima Ribola Mendes, proprietários da Casa de Massas Aline, que estão estabelecidos em Taquaritinga desde 1989, portanto, há 33 anos, no ramo alimentício, sendo pioneira e especializada no ramo de massas, atendendo nossa população de segunda a segunda.

JUNINHO PREVIDELLI
Para que a Secretaria Municipal de Educação envie as seguintes informações: 1. O município de Taquaritinga está preparado para a matrícula de todas as crianças do Ensino Fundamental? 2. Haverá vagas para todas as crianças na rede pública de ensino? 3. Caso não tenha essa garantia, o que está sendo feito para que possa atender a todas as crianças a buscarão matrícula na rede municipal de ensino?

TONHÃO DA BORRACHARIA
Ofício ao Recursos Humanos da Usina Raízen, de Guariba, para cordialmente solicitar que se estude a possibilidade de contratar jovens aprendizes de Taquaritinga, uma vez que a empresa já admite jovens de várias cidades da região.

DR. DANIEL GALERANI
Para que a secretária Municipal de Saúde responda porque está faltando medicamento na UPA o próprio vereador constatou in loco o problema.

TENENTE LOURENÇANO
Convoca a secretária Municipal de Educação, Neide Ramos Salvagni, para que participe de uma sessão ordinária da Câmara e explique o planejamento da pasta para o ano letivo de 2023 notadamente quanto a vagas em creches; aplicação dos recursos estaduais e federais na merenda escolar (por solicitação do vereador Rodrigo De Pietro); e falta de monitores para acompanhar alunos especiais em sala de aula (por solicitação do vereador Dr. Daniel Galerani).