21 de abril: feriado nacional

por Nilton Cesar Morselli publicado 19/04/2023 11h36, última modificação 19/04/2023 11h36

As repartições públicas não funcionam nesta sexta-feira, 21 de abril, quando se comemora o Dia de Tiradentes. Considerado o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado nessa data, em 1792, acusado de liderar um movimento pela independência do país.

O comércio de Taquaritinga não funciona. A exceção são os supermercados, que vão atender até as 13h no feriado, de acordo com a Associação Comercial e Industrial.

Embora não exista a tradição de comemorações públicas alusivas à data, o município tem uma referência histórica direta ao 21 de abril: a Rua Tiradentes. Por ser defensor da instauração do sistema republicano, o mártir passou a ser exaltado após a Proclamação da República, em 1889. Foi assim que muitas cidades brasileiras ganharam logradouros em sua homenagem. No Brasil-Império, sua figura ficou esquecida. Mas foi só em 1992 que ele foi guindado ao  grau de herói nacional.

O objetivo principal dos inconfidentes era separar o Brasil de Portugal, o que só ocorreu em 1822, trinta anos após a morte de Tiradentes, com a proclamação da Independência. Taquaritinga tinha duas referências a esse evento histórico, mas só uma permanece, a Rua 7 de Setembro. A Praça Independência teve seu nome alterado para “Dr. Fued Simão” após a morte do médico e vice-prefeito (1937-2004).

Foto: Acervo Museu Paulista (USP)

Assessoria de Imprensa CMT
19.abr.2023
Informação pública de qualidade é prestação de serviço à sociedade