por Nilton Cesar Morselli publicado 14/02/2023 10h35, última modificação 14/02/2023 10h40

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 6.065/2023

Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº. 4.098, de 27 de janeiro de 2014. Aprovado por unanimidade.

1) Para que o prefeito realize a instalação de coberturas em todos os pontos de ônibus do Conjunto Residencial Ipiranga.

2) Para que o prefeito realize o serviço de limpeza nas bocas de lobo do Conjunto Residencial Ipiranga. Muitos desses dispositivos estão entupidos, com muito lixo, e nesta época de chuva podem ocorrer alagamentos no bairro.

1) Para que o prefeito realize a manutenção no sarjetão na Rua Antônio da Costa Mendonça, nas proximidades do número 249, Bairro Jardim Pagliuso. Esse vereador foi procurado por moradores, e foi pessoalmente conhecer o local. Os mesmos relataram que o sarjetão não tem caída suficiente, ficando muita água empossada em frente às residências, causando mau cheiro e servindo de possível criadouro do mosquito aedes aegypit, que transmite a dengue.

2) Para que o prefeito realize a manutenção na estrada de terra que vai para a Dobradinha, antiga estrada que dava acesso a São Lourenço do Turvo. Produtores rurais e proprietários de sítios nas imediações relataram a esse vereador que a estrada se encontra há anos em péssimas condições, com muitos buracos e praticamente em estado intransitável.

Para que o prefeito determine a instalação de uma lombada (redutor de velocidade), nos padrões legais, na Avenida Capitão José Camargo Lima, altura do número 478, no Jardim São Sebastião. Há a necessidade de instalação de um redutor de velocidade nesta localidade, uma vez que veículos transitam em alta velocidade, causando insegurança aos moradores.

VALCIR ZACARIAS

1) Para que o prefeito determine a limpeza e roçagem da Praça Dr. José Furiatti, no Centro. Essa é uma praça muito importante em nosso município, uma vez que muitos pacientes a utilizam para ter acesso à Santa Casa, entretanto, este local está com muito mato alto.

2) Para que o prefeito determine a instalação de iluminação pública na rotatória que dá acesso à Vila Romana. Além disso, este local precisa de sinalização de trânsito aérea e de solo.

JUNINHO PREVIDELLI E MAURO MODESTO

1) Para que o prefeito realize, com urgência, os serviços de manutenção na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Silvia Silveira Lopes, no Jardim Santa Cruz. A referida unidade escolar está com ventiladores quebrados e tem problemas com os pisos. O problema com o piso é grave, uma vez que já houve acidente com uma criança.

2) Para que o prefeito realize, com urgência, os serviços de manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ederaldo Pereira Marques, no Jardim Vale do Sol. A referida unidade de saúde está com ventiladores quebrados e tem problemas com mofo nas paredes.

GILBERTO JUNQUEIRA

Para que o prefeito realize o serviço de limpeza na boca de lobo localizada na Rua Serafina Bove Sobral, altura do número 42, no Jardim Maria Luiza II. Esse dispositivo está entupido, principalmente devido à falta de grade de proteção. Por isso, este vereador solicita que o Poder Executivo instale grades de proteção em todas as bocas de lobo do nosso município, e que realize também a limpeza de todas as bocas de lobo para que não haja alagamento das ruas.

Para que o prefeito e a Secretaria Municipal de Educação determinem a realização de reforma e manutenção na Emeb Amando de Castro Lima e Emeb Domingues da Silva. Este vereador compareceu pessoalmente às referidas unidades escolares, e detectou diversas falhas estruturais nos dois locais. Portanto, para descaracterizar qualquer possibilidade de prevaricação, solicita que sejam tomadas as providências necessárias, que deverão ocorrer com a maior brevidade possível. Os diretores de ambas as escolas têm condições de elencarem todas as prioridades, conforme relataram em minha visita.

Para que o prefeito realize a limpeza da creche em construção no Jardim São Luiz. Esse local está com muito mato alto, trazendo insegurança dos moradores do entorno pois estão aparecendo animais peçonhentos. Além disso, há a necessidade de se instalar portões neste local, uma vez que estão ocorrendo invasões.

1) Para que o prefeito realize operação tapa-buracos em todas as vias em que houver a necessidade da realização deste serviço nos seguintes bairros: Jardim Buscardi, Vila Esperança, Vila Fucci e Vila Di Santi, reiterando Indicações n° 259/2021 e 014/2022, deste vereador.

2) Para que o prefeito realize, com urgência, o serviço de roçagem em toda a extensão do canteiro da Avenida Adamo Lui, pois este local encontra-se com mato alto, atrapalhando a visibilidade dos motoristas. Solicita também, que realize a roçagem em todo o entorno do cemitério municipal.

GILBERTO JUNQUEIRA

Requer ao prefeito que envie a este vereador, em tempo hábil, as seguintes informações: 1. Qual empresa ganhou a licitação para instalar postes com luz de led nas avenidas, rotatórias e praças do nosso município? 2. Quantos postes no total foram instalados? 3. Qual o valor que o município pagou por cada poste com luz?

Requer à Secretaria Municipal de Saúde que informe esta vereadora, em tempo hábil, as seguintes informações com relação ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS infantil: 1. Quantos profissionais atendem no CAPS infantil do nosso município? 2. Há fila de pacientes esperando atendimento? Se sim, quantas crianças estão nessa fila? 3. Qual a capacidade diária de atendimento e qual a capacidade mensal? 4. Qual o número de pacientes entre 4 a 6 anos que o CAPS atende por mês?

TRIBUNA

O novo secretário municipal de Educação, Helder Carvalho, esteve presente na sessão Câmara desta segunda-feira, atendendo a convocação do vereador Luís Carlos da Vila. Ele discorreu sobre as mudanças que vem realizando na rede municipal com o objetivo de promover adequações no início deste ano letivo, e também respondeu a questões formuladas pelos vereadores.